É em 1988, no ponto mais a norte de Portugal, no coração de Monção e Melgaço, o território de excelência dos Vinhos Verdes, que começa a história do da Quinta do Regueiro.
Localizada no lugar do Côto, freguesia de Alvaredo, concelho de Melgaço esta empresa familiar deu os primeiros passos com a plantação dos primeiros 3 ha de vinha 100% Alvarinho.
Os anos que se seguiram foram tempos de aprendizagem, crescimento e muita dedicação. As colheitas e produção de vinho para consumo próprio cedo começaram a surpreender e a mostrar o seu carácter único.
Foi um processo lento, que possibilitou observar as especificidades da vinha, dando tempo ao tempo, e tornando o projeto sustentável.
Chegados a 1999, à beira da viragem do século, é registada a marca Quinta do Regueiro e lançada no mercado a primeira colheita.
Para este importante passo foi fundamental a visão e a garra do filho dos proprietários, Paulo Cerdeira Rodrigues, na altura com 23 anos. Vê, assim, realizado o sonho de ser produtor de vinhos. Esse sonho foi alimentado pela paixão pelo vinho e pela dedicação à vinha.
Volvidos 10 anos é criada a empresa Quinta do Regueiro, Produtor de Alvarinho Ldª, uma sociedade familiar com os dois irmãos, Paulo Cerdeira Rodrigues e Anabela Cerdeira Rodrigues.
Hoje, a empresa reúne um conjunto de pequenas parcelas em socalco, ocupando uma área de 12 ha de vinha, dos quais, 6 ha de vinha própria e 6 ha de vinha arrendada.
Estas vinhas dão origem a cerca de 170.000 garrafas com destino ao mercado nacional e externo.
Internamente, a Quinta do Regueiro está com uma boa presença praticamente em todo o país. Madeira e Lisboa são os mercados mais fortes.
Além fronteiras destacam-se os EUA, Alemanha, Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Suécia e o Brasil.
Com orgulho num percurso pautado pela consistência e evolução, em 2019 é lançado o Jurássico. É um vinho produzido para assinalar os 20 anos da empresa.
Com 10 anos de estágio em inox e dois anos em garrafa, este vinho nasceu como que “por acidente”. Com uma produção de 1900 garrafas, acabou por fazer furor e foi premiado como o Melhor Vinho Branco Nacional 2019, pela Revista de Vinhos.
No mesmo ano, o Quinta do Regueiro Barricas, também foi distinguido com o mesmo título – Melhor Vinho Branco Nacional 2019 – desta vez pela revista Vinho Grandes Escolhas. A par destes prémios, a empresa foi distinguida de Melhor Produtor do Ano 2019.
Objectivo para o futuro? Continuar a inovar e a experimentar, honrando sempre o legado deixado pela família e o território que proporciona as características ideais para a criação destes néctares.